Falando de BD, a década de oitenta foi
muito especial para mim! Talvez a mais rica de todas. As papelarias eram
inundadas pelas publicações, muitas delas semanais: O FALCÃO, XERIFE, CONDOR, O
MUNDO DE AVENTURAS, FAÇANHAS DO OESTE, SIOUX, CARAVANA DO OESTE, entre muitas,
muitas outras.
Apesar da
quantidade e diversidade disponível, no seio de todas as publicações, existia
uma outra, que me chamava particularmente à atenção. À primeira vista, pela
grossa lombada! A maioria das revistas possuía entre 32 e 64 páginas, esta a
que me refiro, ultrapassava normalmente a centena, e nas edições apelidadas de
especiais, era frequente ultrapassar as duzentas páginas. Refiro-me a TEX,
edição brasileira, que era, e continua a ser, distribuída em Portugal.
Se fruto da primeira observação o que se destacava era o volume da
revista, após a leitura, percebia-se facilmente, que a qualidade das histórias,
em que se incluía a parte gráfica, com argumentos bem elaborados e
desenvolvidos, que contrastavam abissalmente com as outras publicações,
demasiados simplistas, eram os pontos fortes da publicação.
![]() |
A GRANDE INTRIGA EDIÇAO OSCAR MONDADORI |
Vítima de uma bem orquestrada intriga, Tex
é acusado e condenado, a vinte anos de prisão, na penitenciária de Vicksburg.
Não satisfeito com a condenação, um misterioso personagem, cuja identidade só
viria a ser revelada nas últimas páginas, que ambicionava apoderar-se das
jazidas de ouro e prata, existentes na reserva Navajo, tenta por todos os meios
livrar-se daquele que considera ser o único obstáculo para a realização dos
seus intentos. As tentativas para eliminar o agente indígena sucedem-se
vertiginosamente, umas a seguir às outras. O fracasso de cada uma, leva o homem
na sombra a planear uma nova, com novos elementos. Durante um terço da
história, Tex e os seus pards limitam-se a reagir, impotentes para
contra-atacar. Somente quando Carson conhece Clem, o homem que lidera os índios
que caçam sem piedade os fugitivos da penitenciária, surge a oportunidade de
descobrir os conspiradores.
“A grande Intriga 1” é o título desta história, um excelente exemplo de argumento bem
estruturado e complexo, composto por diversos episódios, que só por si,
poderiam resultar em histórias isoladas. Bonelli tem nesta história um dos seus
melhores desempenhos, escrevendo uma aventura épica, que todos os texianos
deveriam conhecer, em que ao longo de mais de quinhentas páginas, são abordados
assuntos tão interessantes como contemporâneos: corrupção, abuso
de poder e tráfico de influências.
Confesso
a minha preferência por histórias mais longas! Histórias que preenchem duas ou
três centenas de páginas, que permitem um desenvolvimento mais aprofundado dos
argumentos e que fazem parte da fórmula de sucesso de Tex Willer. Permitem
também a inclusão de pequenos episódios, por vezes de humor ou de suspense, que
em muito enriquecem as tramas. “A
cruz trágica”, “Missão em
Great Falls”, “O solitário do Oeste”,
“A patrulha perdida”, “A grande ameaça”, “O assassino sem rosto” e “Chamas
de guerra”, são outros bons exemplos deste tipo de histórias.
PRANCHA DE RAFFAELE DELLA MONICA |
Tex
é uma publicação popular, para as massas, que apesar de ter sofrido alterações
no formato, desde a sua criação em 1948, foi sempre considerada uma revista de
preço acessível, com uma boa relação qualidade/preço. Ao contrário dos
enredos que, como já referido, são bastante desenvolvidos, existe
pouco desenvolvimento psicológico dos personagens, incluindo dos
protagonistas. Outros fatores que poderão ter contribuído para o
sucesso de Águia da Noite: ser uma publicação a preto e branco, o que
sempre permitiu um preço mais reduzido! Existir
uma seleção criteriosa de desenhadores e argumentistas por parte
do editor, como Fabio Civitelli que foi recrutado da equipa de Mister No, ou Raffaele
Della Monica, da de Zagor. Não menos importante, o facto de o personagem sempre
se manter fiel ao imaginado por Gianluigi Bonelli! Aspeto que Sergio Bonelli,
nas funções de editor, nunca prescindiu, tendo inclusive atribuído o crédito,
das primeiras histórias de Nizzi, a seu pai.
![]() |
PRANCHA DE LETTERI |
O staff
responsável pela criação das histórias é, sem dúvida, um dos pilares do
sucesso! Para perceber essa importância basta verificar que durante a
fase, que muitos consideram de maior fulgor do personagem, entre meados da
década de sessenta e o início da década de oitenta, o staff de Tex estava claramente
definido. O que está muito longe de acontecer nos dias de hoje, com
sistemáticas entradas e saídas! Gianluigi Bonelli e Guido
Nolitta eram os responsáveis pelos argumentos! Aurelio Galleppini,
Guglielmo Letteri, Ferdinando Fusco, Erio Nicolò e Giovanni Ticci assinavam a
quase totalidade dos desenhos, sendo auxiliados por diversos outros
desenhadores, que ajudavam a cumprir prazos, desenhando cenários, vinhetas e
mesmo pranchas, mas muito raramente, histórias completas. Excluindo os
desenhadores referidos durante este longo período, apenas Virgilio Muzzi
desenhou histórias completas, mas sempre com o rosto do personagem a ser
da responsabilidade de Galep. Esta fabulosa equipa produziu a maioria das
histórias que hoje são consideradas clássicas! Graças à pródiga imaginação
dos escritores e também, quem sabe, graças à liberdade que lhe era conferida,
por não existirem limites ao número de páginas por história, o que
possibilitava dedicação exclusiva ao seu desenvolvimento.
Apesar
do reconhecido sucesso do personagem, com inúmeras edições em banca,
incluindo republicações, publicado em diversos países e continentes,
que tem ganho novos mercados, desde o sucesso da COLLEZIONNE STORICA A COLORI em 2007, com a republicação de todas
as histórias de Tex em cores, a SBE tem vindo a introduzir mudanças drásticas
nas diversas publicações do personagem. Num curto período de quatro anos, todos
os pilares que constituíam a base do sucesso do personagem, ao longo
de mais de seis décadas, são abalados! As histórias longas, o preto e branco, a
BD popular, o formato bonelliano e a equipa selecionada de
desenhadores e argumentistas. Nada é sagrado! Em 2011, surge o primeiro número
de COLOR TEX e dois anos depois, em
2013, são introduzidas as histórias curtas, de 32 páginas, nessa mesma coleção.
![]() |
NOVA COLEÇÃO DE TEX |
Já este ano, é publicado em Itália, “L`eroe
e la legenda”. Uma nova e luxuosa coleção, cujo primeiro número é
de autoria de Paulo E. Serpieri! É a entrada do personagem na chamada
BD de autor, em que ao artista convidado é concedida quase total liberdade
na interpretação do herói. Também este ano, é anunciado o fim de ALMANACCO DEL WEST, sendo substituído
por TEX MAGAZINE, que incluirá uma
história curta de 32 páginas e mais uma novidade: histórias de 78 páginas! Nos
próximos anos, até a hipótese de crossovers ficcionais, entre Tex e Zagor e/ou
Tex e Ken Parker, poderão ser uma realidade. Opção esta sempre rejeitada por
Sergio Bonelli.
Obviamente
que as mudanças são necessárias e sempre existiram no passado na série, mas
nunca tão radicais como atualmente.
Na segunda
metade da década de oitenta entraram, num curto intervalo de tempo,
diversos desenhadores para a série: Fabio Civitelli 1985, Jesus Blasco e
Claudio Villa 1986, Raffaele Della Monica e Alberto Giolitti 1989. Em 1988
foi lançado o ALBO SPECIALE, uma nova
coleção de Tex, cuja intenção era apresentar apenas desenhadores convidados,
sendo o primeiro Guido Buzzelli. Alguns deles, depois de aprovados nesta “prova
de seleção”, passaram a integrar o staff oficial, como José Ortiz, Aldo Capitanio,
Alfonso Font e Victor De La Fuente, só para referir alguns. Em 1991 é
publicada em Itália a história “Oklahoma”,
de autoria de Giancarlo Berardi, criador de Ken Parker, com desenhos de
Guglielmo Letteri. Seis anos mais tarde, a SBE lança “Il cacciatore di fossili” como nº 2 de MAXI TEX, originando assim mais uma publicação anual, apresentando
apenas histórias completas. ALMANACCO DEL
WEST surge em 1994, “La ballata di
Zeke Colter” conta com a arte de três desenhadores convidados, Renzo
Calegari, Luigi Copello e Stefano Biglia.
![]() |
PRANCHA DE TORRICELLI |
Na segunda
metade da década de noventa, na série mensal, as histórias passaram a ser
fechadas em blocos de 110 páginas, sendo a maioria constituída por 2
ou 3 blocos. Esta alteração resolveu o problema de as histórias se iniciarem e
concluírem em qualquer ponto da revista, como acontecera até altura. Em minha
opinião, criou um mais grave, que ainda hoje perdura! O fim abrupto de algumas
histórias ou o “esticar” de outras, com diversas pranchas desnecessárias, com o
único fim de fechar o bloco de páginas. Em fóruns e blogues sobre o personagem
é usual encontrar comentários de leitores a mostrarem o seu descontentamento,
perante a maioria das histórias atuais, devido a estes aspetos.
Em 2007 houve
uma pequena revolução no staff de desenhadores texianos, quando Guido Nolitta
anunciou a entrada de quinze novos desenhadores, alguns deles, não é do
conhecimento geral, se de facto ainda integram a equipa, como Marco Torricelli
ou os irmãos Cestaro.
Estas foram,
talvez, as alterações mais significativas que ocorreram nas duas últimas
décadas. Mas foram introduzidas bem desfasadas no tempo, permitindo aos
responsáveis avaliar as consequências de cada uma, antes de proceder à
alteração seguinte.
Coloca-se
então a questão: Porquê uma reforma tão profunda nas publicações e no staff
texiano?
![]() |
PRANCHA DE SERPIERE |
Questionados sobre
o assunto, os colecionadores portugueses, obtiveram-se respostas
tão interessantes como contraditórias! Sobre a
nova coleção de Tex, Mário Marques, um dos fundadores
do blogue do Tex e colecionador há mais de trinta e cinco anos,
considera-a como opção estratégica da SBE, para entrar em novos mercados: “...vejo-a como uma entrada notória no
mercado francês, pois o formato é em todo igual e os autores são ali
conhecidos. Depois de Serpieri prevê-se Mario Alberti e Giulio De Vitta, dois
autores que trabalham habitualmente para o mercado francês...”.
A expectativa criada em observar uma versão alternativa do
personagem, por um desenhador consagrado em outros mercados, como Serpieri,
pode de facto criar a oportunidade de entrada nesses mercados ou atrair
outra gama de leitores, em mercados já existentes. Sejam cativados pelo
desenhador ou pelo luxuoso álbum. No entanto, a grande maioria dos fãs de
Tex são conservadores, que já ultrapassaram os quarenta anos, e poderão não
ficar muito agradados com uma versão do personagem tão “distorcida”
dos últimos modelos seguidos: Villa e Ticci!
Olímpio Constâncio, colecionador de Tex há mais de 30
anos, alinha por esta forma de pensar: “...não
vejo o nosso personagem Tex. Vejo um cowboy qualquer, de cabelos longos e
traços faciais desconhecidos, que apenas se assemelha pela cor da camisa...”.
O COLOR
TEX é claramente uma aposta ganha! O sucesso de COLLEZIONE STORICA A COLORI é a garantia! Já a introdução de
histórias curtas, quer em COLOR TEX,
quer em TEX MAGAZINE é
mais difícil de gerar consensos. José Eduardo Monteiro, nascido em
1957, sobre as novas coleções de Tex: “...O equilíbrio
entre histórias curtas e mais longas é positiva para a série e para os
leitores, inclusive, para a introdução de leitores mais jovens, para quem
muitas páginas é um obstáculo...”. Para o José estas alterações também são
estratégicas! Considera, no entanto, que o objetivo é chegar às
gerações mais jovens, segundo ele, cativando-as com a simplicidade dos
textos. Já Olímpio, que aparentemente é mais tradicionalista, é totalmente
contra: “...as histórias serem ricas em
conteúdo, muito diferente da maioria, pelo que colocar toda essa riqueza e
detalhe em histórias curtas seria impossível, e cortar o número de páginas é
cortar substância às histórias...”.
![]() |
PRANCHA DE BIGLIA |
![]() |
O TEX DOS IRMÃOS CESTARO |
Apesar da divergência de opiniões, certamente que a grande maioria concorda que, na atualidade, é impossível manter a quantidade e qualidade das publicações em banca com um lote tão restrito de autores, como foi feito no passado. Especialmente se forem desenhadores! Mas será necessária uma equipa tão vasta? Na minha opinião, existem duas grandes desvantagens de integrar, num período curto, um número tão elevado de desenhadores:
Os desenhadores
precisam de tempo para se adaptarem ao género, isto se vierem de outro
tipo de histórias, que não o western, mas também ao personagem. Ticci, por
exemplo, só na terceira história que desenhou, “A cruz trágica 2”, parece ter completado a integração, no universo
texiano. Mais recentemente, os irmãos Cestaro, apenas com “Lo sceriffo indiano 3” vislumbramos “o verdadeiro Tex”,
destes magníficos desenhadores. Curiosamente, também na terceira
história por eles desenhada! Nas duas primeiras eram claramente visíveis as
influências de Villa!
![]() |
PRANCHA DE TICCI LO SCIAMANO BIANCO |
![]() |
PRANCHA DO TEXONE DE MASSIMO CARNEVALE |
![]() |
PRANCHA DE ALESSANDRO NESPOLINO |
Identidade não
são apenas os traços fisionómicos, a cor da camisa ou o porte físico.
Identidade também são as expressões utilizadas, o comportamento perante as
diversas situações ou os princípios defendidos. Preservar a
identidade, não somente de Tex, mas também dos seus “pards”, poderá
ser o grande problema das alterações em curso. Especialmente da
existência de uma equipa tão vasta de escritores e desenhadores, responsável
pela produção das histórias! Solucionar este problema, poderá ser
o catalisador que transforma estas mudanças em evolução.
Consegui-lo-á a SBE?
LEGENDA:
LEGENDA:
1 Originalmente
publicada em 1972, escrita por Giovanni Luigi Bonelli e desenhada por Erio
Nicolò. Publicada pela primeira vez no Brasil em 1980 e que ocupa quatro
edições da coleção Tex, entre o número 107 e 110.
2 História de G. L. Bonelli, com a arte de
G. Ticci, publicada pela primeira vez, no Brasil, nos números 50, 51
e 52 de TEX.
3 No Brasil intitulou-se: “O xerife índio”, publicada
nos números 483 e 484, de Tex, em Janeiro e Fevereiro de 2010
4 Publicada no Brasil em Maio e Junho de
2010, na revista TEX 487 e 488, com os títulos: “A grande sede” e “Jogos de
poder”
5 No Brasil, “O xamã demoníaco” em TEX ESPECIAL COLORIDO Nº 3
HISTORIAS PUBLICADAS NOS ÚLTIMOS ANOS | ||||
2011 | ||||
MÊS | COLECÇÃO | TITULO | ARGUMENTO | DESENHOS |
JAN | ALMANACCO DELL WEST 2011 | La città del Male | MAURO BOSELLI | GIACOMO DANUBIO |
JAN | TEX 603 | FACCIA DI CUOIO | MAURO BOSELLI | MARCO TORRICELLI |
FEV | TEX 604 | ATTACCO ALLA DILIGENZA | CLAUDIO NIZZI | ROSSANO ROSSI |
MAR | TEX 605 | ALTO TRADIMENTO | CLAUDIO NIZZI | ROSSANO ROSSI |
ABR | TEX 606 | CACCIA INFERNALE | MAURO BOSELLI | YANNIS GINOSATIS |
MAI | TEX 607 | LA VALLE DEGLI DEI | MAURO BOSELLI | YANNIS GINOSATIS |
JUN | TEX 608 | NEL COVO DEL PROFETA | MAURO BOSELLI | YANNIS GINOSATIS |
JUN | TEX ALBO SPECIALE 25 | VERSO L'OREGON | GIANFRANCO MANFREDI | CARLOS GOMEZ |
JUL | TEX 609 | SEI DIVISE NELLA POLVERE | GIANFRANCO MANFREDI | GIOVANNI TICCI |
AGO | TEX 610 | IL PASTO DEGLI AVVOLTOI | GIANFRANCO MANFREDI | GIOVANNI TICCI |
AGO | COLOR TEX 1 | E VENNE IL GIORNO | MAURO BOSELLI | BRUNO BRINDISI |
SET | TEX 611 | I TRAPPERS DI YELLOWSTONE | MAURO BOSELLI | ALESSANDRO PICCINELLI |
OUT | TEX 612 | URAGANO DI PIOMBO | MAURO BOSELLI | ALESSANDRO PICCINELLI |
OUT | MAXI TEX 15 | L'ora del massacro | ANTONIO SEGURA | JOSÉ ORTIZ |
NOV | TEX 613 | LA TERRA DELLE PIETRE FUMANTI | MAURO BOSELLI | ALESSANDRO PICCINELLI/ LEOMACS |
NOV | TEX ALBO SPECIALE 26 | LE IENE DI LAMONT | CLAUDIO NIZZI | ERNESTO GARCIA SEIJAS |
DEZ | TEX 614 | I SABOTATORI | MAURO BOSELLI | LEOMACS |
2012 | ||||
MÊS | COLECÇÃO | TITULO | ARGUMENTO | DESENHOS |
JAN | ALMANACCO DELL WEST 2012 | Il ciarlatano | TITO FARACI | GIACOMO DANUBIO |
JAN | TEX 615 | CORSA VERSO L'ABISSO | MAURO BOSELLI | LEOMACS |
FEV | TEX 616 | SOTTO SCORTA | TITO FARACI | RAUL&GIANLUCA CESTARO |
MAR | TEX 617 | I VALOROSI DI FORT KEARNY | TITO FARACI | RAUL&GIANLUCA CESTARO |
ABR | TEX 618 | GLI SCHIAVISTI | MAURO BOSELLI | ERNESTO GARCIA SEIJAS |
MAI | TEX 619 | LE MINIERE DI CANAAN | MAURO BOSELLI | ERNESTO GARCIA SEIJAS |
JUN | TEX 620 | NEL RIFUGIO DI ESPECTRO | MAURO BOSELLI | ERNESTO GARCIA SEIJAS |
JUN | TEX ALBO SPECIALE 27 | LA CAVALCATA DEL MORTO | MAURO BOSELLI | FABIO CIVITELLI |
JUL | TEX 621 | MEZZOSANGUE | PASQUALE RUJU | ALFONSO FONT |
AGO | TEX 622 | LA RIVINCITA DI MAKUA | PASQUALE RUJU | ALFONSO FONT |
AGO | COLOR TEX 2 | I BANDITI DELLE NEBBIE | PASQUALE RUJU | UGOLINO COSSU |
SET | TEX 623 | BRACCATO! | TITO FARACI | PASQUALE DEL VECCHIO |
OUT | TEX 624 | PARTITA TRUCCATA | TITO FARACI | PASQUALE DEL VECCHIO |
OUT | MAXI TEX 16 | La legge di Starker | TITO FARACI | MIGUEL ANGEL REPETTO |
NOV | TEX 625 | LE CATENE DELLA COLPA | PASQUALE RUJU | JOSÉ ORTIZ |
DEZ | TEX 626 | TRA IL CIELO E L'INFERNO | PASQUALE RUJU | JOSÉ ORTIZ |
2013 | ||||
MÊS | COLECÇÃO | TITULO | ARGUMENTO | DESENHOS |
JAN | ALMANACCO DELL WEST 2013 | La pista dei fuorilegge | MAURO BOSELLI | CARLOS GOMEZ |
JAN | TEX 627 | SALT RIVER | MAURO BOSELLI | STEFANO ANDREUCCI |
FEV | TEX 628 | UNA DONNA IN OSTAGGIO | MAURO BOSELLI | STEFANO ANDREUCCI |
MAR | TEX 629 | L'INSEGUIMENTO | TITO FARACI | CORRADO MASTANTUONO |
ABR | TEX 630 | LOTTA SENZA RESPIRO | TITO FARACI | CORRADO MASTANTUONO |
MAI | TEX 631 | L'ORO DEI MONTI SAN JUAN | CLAUDIO NIZZI | LUCIO FILIPPUCCI |
JUN | TEX 632 | I VOLONTARI DI HERMANN | CLAUDIO NIZZI | LUCIO FILIPPUCCI |
JUN | TEX ALBO SPECIALE 28 | I PIONIERI | MAURO BOSELLI | ANDREA VENTURI |
JUL | TEX 633 | TOMBSTONE EPITAPH | MAURO BOSELLI | GIANLUCA ACCIARINO |
AGO | TEX 634 | I PROFESSIONISTI | MAURO BOSELLI | GIANLUCA ACCIARINO |
AGO | COLOR TEX 3 | LO SCIAMANO BIANCO | MAURO BOSELLI | GIOVANNI TICCI |
SET | TEX 635 | IL SEGRETO DEL GIUDICE BEAN | MAURO BOSELLI | PASQUALE FRISENDA |
OUT | TEX 636 | TRAPPOLA A SAN ANTONIO | MAURO BOSELLI | PASQUALE FRISENDA |
OUT | MAXI TEX 17 | Alaska! | MAURO BOSELLI | LITO FERNANDEZ |
NOV | TEX 637 | EL SUPREMO | MAURO BOSELLI | MAURIZIO DOTTI |
NOV | COLOR TEX 4 | L'uomo
sbagliato Un covo di belve L'ultimo della lista La valle sacra |
TITO FARACI PASQUQLE RUJU GIANFRANCO MANFREDI MAURO BOSELLI |
Giampiero
Casertano Sandro Scascitelli Stefano Biglia Nicola Genzianella |
DEZ | TEX 638 | TIRATORI SCELTI | MAURO BOSELLI | MAURIZIO DOTTI |
2014 | ||||
MÊS | COLECÇÃO | TITULO | ARGUMENTO | DESENHOS |
JAN | ALMANACCO DELL WEST 2014 | I rapitori | TITO FARACI | ORESTES SUAREZ |
JAN | TEX 639 | NEI BASSIFONDI DI SAN FRANCISCO | MAURO BOSELLI | MAURIZIO DOTTI |
FEV | TEX 640 | L'ISOLA DELLA NEBBIA | MAURO BOSELLI | MAURIZIO DOTTI/ ALFONSO FONT |
MAR | TEX 641 | GIOVANI ASSASSINI | MAURO BOSELLI | ALFONSO FONT |
ABR | TEX 642 | APPUNTAMENTO CON LA VENDETTA | MAURO BOSELLI | ALFONSO FONT |
MAI | TEX 643 | L'INDOMABILE | MAURO BOSELLI | JOSÉ ORTIZ |
JUN | TEX 644 | FUGA DISPERATA | MAURO BOSELLI | JOSÉ ORTIZ |
JUN | TEX ALBO SPECIALE 29 | LÒRDA DEL TRAMONTO | PASQUALE RUJU | CORRADO ROI |
JUL | TEX 645 | FURIA COMANCHE | PASQUALE RUJU | ERNESTO GARCIA SEIJAS |
AGO | TEX 646 | IL GUERRIERO IMMORTALE | PASQUALE RUJU | ERNESTO GARCIA SEIJAS |
AGO | COLOR TEX 5 | DELTA QUEEN | MAURO BOSELLI | FABIO CIVITELLI |
SET | TEX 647 | IL RICATTO DI SLADE | TITO FARACI | GIOVANNI BRUZZO |
OUT | TEX 648 | SOTTO ASSEDIO | TITO FARACI | GIOVANNI BRUZZO |
OUT | MAXI TEX 18 | LÀVANPOSTO DELL`INFAMIA | PASQUALE RUJU | ROBERTO DISO |
NOV | TEX 649 | LA STIRPE DELL'ABISSO | MAURO BOSELLI | ALESSANDRO PICCINELLI |
NOV | COLOR TEX 6 | Stelle di latta Incontro a Tularosa Nel buio Randy il fortunato |
MICHELE MEDDA MORENO BURATTINI MAURO BOSELLI ROBERTO RECCHIONI |
MICHELE
BENEVENTO GIUSEPPE CAMUNCOLI LUCA ROSSI ANDREA ACCARDI |
DEZ | TEX 650 | I MISTERI DI VILLA DIAGO | MAURO BOSELLI | ALESSANDRO PICCINELLI |
2015 | ||||
MÊS | COLECÇÃO | TITULO | ARGUMENTO | DESENHOS |
JAN | ALMANACCO DELL WEST 2 | Scure Nera | PASQUALE RUJU | SANDRO SCASCTELLI |
JAN | TEX 651 | LUNA INSANGUINATA | MAURO BOSELLI | ALESSANDRO
PICCINELLI/ CORRADO MASTANTUONO |
FEV | TEX ROMANZI A FUMETTI | L`EROE E LA LEGGENDA | PAOLO E. SERPIERI | PAOLO E. SERPIERI |
FEV | TEX 652 | CHARVEZ IL CRUDELE | MAURO BOSELLI | CORRADO MASTANTUONO |
MAR | TEX 653 | FETICCI DI MORTE | MAURO BOSELLI | CORRADO MASTANTUONO |
ABR | TEX 654 | ORO NEGRO | GIANFRANCO MANFREDI | LEOMACS |
MAI | TEX 655 | INFERNO A OIL SPRINGS | GIANFRANCO MANFREDI | LEOMACS |
JUN | TEX 656 | NODO SCORSOIO | TITO FARACI | ROSSANO ROSSI |
2015 HISTÓRIAS A PUBLICAR - PREVISÃO | ||||
MÊS | COLECÇÃO | TITULO | ARGUMENTO | DESENHOS |
JUN | TEX ALBO SPECIALE 30 | TEMPESTA SU GALVESTON | PASQUALE RUJU | MASSIMO ROTUNDO |
JUL | TEX 657 | NODO SCORSOIO | TITO FARACI | ROSSANO ROSSI |
AGO | TEX 658 | TUONO SU WINNIPEG | MAURO BOSELLI | ALFONSO FONT |
AGO | COLOR TEX 7 | ORE DI PIOMBO | ROBERTO RECCHIONI | PASQUALE DEL VECCHIO |
SET | TEX 659 | TUONO SU WINNIPEG | MAURO BOSELLI | ALFONSO FONT |
OUT | TEX 660 | TUONO SU WINNIPEG | MAURO BOSELLI | ALFONSO FONT |
OUT | MAXI TEX 19 | 1) IL PREZZO DELL
ODIO 2) DESCONHECIDO |
1) TITO FARACI 2) TITO FARACI |
1) JOSÉ ORTIZ 2) UGOLINO COSSU |
NOV | TEX 661 | I RAZZIATORI | TITO FARACI | MAURIZIO DOTTI |
NOV | COLOR TEX 8 A) | 1) DESCONHECIDO 2) DESCONHECIDO 3) DESCONHECIDO 4] DESCONHECIDO 5) DESCONHECIDO |
1) MAURO
BOSELLI 2) MAURO BOSELLI 3) PASQUALE RUJU 4) LUIGI MIGNACCO 5) GIGI SIMEONI |
1) GIUSEPPE
FRANZELLA 2) ENRICO BERTOZZI 3) SERGIO TISSELLI 4) LUCA VANNINI 5) GIGI SIMEONI |
DEZ | TEX 662 | I RAZZIATORI | TITO FARACI | MAURIZIO DOTTI |
A) | UMA DAS CINCO HISTÓRIAS SERÁ PUBLICADA EM OUTRO NUMERO | |||
2016 | ||||
MÊS | COLECÇÃO | TITULO | ARGUMENTO | DESENHOS |
JAN | TEX 663 | TIRO INCROCIATO | TITO FARACI | ALESSANDRO NESPOLINO |
JAN | A DEFINIR | DESCONHECIDO | TITO FARACI | YANNIS GINOSATIS |
FEV | TEX 664 | TIRO INCROCIATO | TITO FARACI | ALESSANDRO NESPOLINO |
MAR | TEX 665 A) | DESCONHECIDO | PASQUALE RUJU | GIOVANNI TICCI |
ABR | TEX 666 A) | BAD HAND | MAURO BOSELLI | STEFANO BIGLIA |
MAI | TEX 667 A) | BAD HAND | MAURO BOSELLI | STEFANO BIGLIA |
JUN | TEX 668 A) | LA LEGGE DEI FORRESTER | PASQUALE RUJU | LUCIO FILIPPUCCI |
JUN | TEX ALBO SPECIALE 30 | DESCONHECIDO | MAURO BOSELLI | CLAUDIO CARNEVALE |
JUL | TEX 669 | OCTOPUS | GIANFRANCO MANFREDI | ERNESTO GARCIA SEIJAS |
AGO | TEX 670 | OCTOPUS | GIANFRANCO MANFREDI | ERNESTO GARCIA SEIJAS |
AGO | COLOR TEX 9 | DESCONHECIDO | DESCONHECIDO | DESCONHECIDO |
SET | TEX 671 | DESCONHECIDO | TITO FARACI | GIANLUCA ACCIARINO |
OUT | TEX 672 | DESCONHECIDO | TITO FARACI | GIANLUCA ACCIARINO |
OUT | MAXI TEX 20 | 1) DESCONHECIDO 2) BATTLE BRIDGE |
1) MAURO
BOSELLI 2) PASQUALE RUJU |
1) GIACOMO
DANUBIO 2) UGOLINO COSSU |
NOV | TEX 673 | YAMA | MAURO BOSELLI | FABIO CIVITELLI |
NOV | COLOR TEX 10 | 1) TETON PASS 2) CHUPACABRAS 3) DESCONHECIDO 4] DESCONHECIDO |
FONTES:
Respostas de colecionadores portugueses
a um questionário sobre as alterações em curso nas publicações e no staff
texiano.
PS: Texto publicado na revista Clube Tex Portugal Nº 2 em Junho de 2015
PS: Texto publicado na revista Clube Tex Portugal Nº 2 em Junho de 2015
Sem comentários:
Enviar um comentário