Translate

sábado, 1 de agosto de 2015

EVOLUÇÃO OU PERDA DE IDENTIDADE??


Falando de BD, a década de oitenta foi muito especial para mim! Talvez a mais rica de todas. As papelarias eram inundadas pelas publicações, muitas delas semanais: O FALCÃO, XERIFE, CONDOR, O MUNDO DE AVENTURAS, FAÇANHAS DO OESTE, SIOUX, CARAVANA DO OESTE, entre muitas, muitas outras.
Apesar da quantidade e diversidade disponível, no seio de todas as publicações, existia uma outra, que me chamava particularmente à atenção. À primeira vista, pela grossa lombada! A maioria das revistas possuía entre 32 e 64 páginas, esta a que me refiro, ultrapassava normalmente a centena, e nas edições apelidadas de especiais, era frequente ultrapassar as duzentas páginas. Refiro-me a TEX, edição brasileira, que era, e continua a ser, distribuída em Portugal. Se fruto da primeira observação o que se destacava era o volume da revista, após a leitura, percebia-se facilmente, que a qualidade das histórias, em que se incluía a parte gráfica, com argumentos bem elaborados e desenvolvidos, que contrastavam abissalmente com as outras publicações, demasiados simplistas, eram os pontos fortes da publicação.

A GRANDE INTRIGA
 EDIÇAO OSCAR MONDADORI
Vítima de uma bem orquestrada intriga, Tex é acusado e condenado, a vinte anos de prisão, na penitenciária de Vicksburg. Não satisfeito com a condenação, um misterioso personagem, cuja identidade só viria a ser revelada nas últimas páginas, que ambicionava apoderar-se das jazidas de ouro e prata, existentes na reserva Navajo, tenta por todos os meios livrar-se daquele que considera ser o único obstáculo para a realização dos seus intentos. As tentativas para eliminar o agente indígena sucedem-se vertiginosamente, umas a seguir às outras. O fracasso de cada uma, leva o homem na sombra a planear uma nova, com novos elementos. Durante um terço da história, Tex e os seus pards limitam-se a reagir, impotentes para contra-atacar. Somente quando Carson conhece Clem, o homem que lidera os índios que caçam sem piedade os fugitivos da penitenciária, surge a oportunidade de descobrir os conspiradores.
A grande Intriga 1” é o título desta história, um excelente exemplo de argumento bem estruturado e complexo, composto por diversos episódios, que só por si, poderiam resultar em histórias isoladas. Bonelli tem nesta história um dos seus melhores desempenhos, escrevendo uma aventura épica, que todos os texianos deveriam conhecer, em que ao longo de mais de quinhentas páginas, são abordados assuntos tão interessantes como contemporâneos: corrupção, abuso de poder e tráfico de influências.

Confesso a minha preferência por histórias mais longas! Histórias que preenchem duas ou três centenas de páginas, que permitem um desenvolvimento mais aprofundado dos argumentos e que fazem parte da fórmula de sucesso de Tex Willer. Permitem também a inclusão de pequenos episódios, por vezes de humor ou de suspense, que em muito enriquecem as tramas.  “A cruz trágica”, “Missão em Great Falls”, “O solitário do Oeste”, “A patrulha perdida”, “A grande ameaça”, “O assassino sem rosto” e “Chamas de guerra”, são outros bons exemplos deste tipo de histórias.

 PRANCHA DE RAFFAELE DELLA MONICA
Tex é uma publicação popular, para as massas, que apesar de ter sofrido alterações no formato, desde a sua criação em 1948, foi sempre considerada uma revista de preço acessível, com uma boa relação qualidade/preço. Ao contrário dos enredos que, como já referido, são bastante desenvolvidos, existe pouco desenvolvimento psicológico dos personagens, incluindo dos protagonistas. Outros fatores que poderão ter contribuído para o sucesso de Águia da Noite: ser uma publicação a preto e branco, o que sempre permitiu um preço mais reduzido! Existir uma seleção criteriosa de desenhadores e argumentistas por parte do editor, como Fabio Civitelli que foi recrutado da equipa de Mister No, ou Raffaele Della Monica, da de Zagor. Não menos importante, o facto de o personagem sempre se manter fiel ao imaginado por Gianluigi Bonelli! Aspeto que Sergio Bonelli, nas funções de editor, nunca prescindiu, tendo inclusive atribuído o crédito, das primeiras histórias de Nizzi, a seu pai.

PRANCHA DE LETTERI
staff responsável pela criação das histórias é, sem dúvida, um dos pilares do sucesso! Para perceber essa importância basta verificar que durante a fase, que muitos consideram de maior fulgor do personagem, entre meados da década de sessenta e o início da década de oitenta, o staff de Tex estava claramente definido. O que está muito longe de acontecer nos dias de hoje, com sistemáticas entradas e saídas! Gianluigi Bonelli e Guido Nolitta eram os responsáveis pelos argumentos! Aurelio Galleppini, Guglielmo Letteri, Ferdinando Fusco, Erio Nicolò e Giovanni Ticci assinavam a quase totalidade dos desenhos, sendo auxiliados por diversos outros desenhadores, que ajudavam a cumprir prazos, desenhando cenários, vinhetas e mesmo pranchas, mas muito raramente, histórias completas. Excluindo os desenhadores referidos durante este longo período, apenas Virgilio Muzzi desenhou histórias completas, mas sempre com o rosto do personagem a ser da responsabilidade de Galep. Esta fabulosa equipa produziu a maioria das histórias que hoje são consideradas clássicas! Graças à pródiga imaginação dos escritores e também, quem sabe, graças à liberdade que lhe era conferida, por não existirem limites ao número de páginas por história, o que possibilitava dedicação exclusiva ao seu desenvolvimento.

Apesar do reconhecido sucesso do personagem, com inúmeras edições em banca, incluindo republicações, publicado em diversos países e continentes, que tem ganho novos mercados, desde o sucesso da COLLEZIONNE STORICA A COLORI em 2007, com a republicação de todas as histórias de Tex em cores, a SBE tem vindo a introduzir mudanças drásticas nas diversas publicações do personagem. Num curto período de quatro anos, todos os pilares que constituíam a base do sucesso do personagem, ao longo de mais de seis décadas, são abalados! As histórias longas, o preto e branco, a BD popular, o formato bonelliano e a equipa selecionada de desenhadores e argumentistas. Nada é sagrado! Em 2011, surge o primeiro número de COLOR TEX e dois anos depois, em 2013, são introduzidas as histórias curtas, de 32 páginas, nessa mesma coleção. 

NOVA COLEÇÃO DE TEX
Já este ano, é publicado em Itália, “L`eroe e la legenda”. Uma nova e luxuosa coleção, cujo primeiro número é de autoria de Paulo E. Serpieri! É a entrada do personagem na chamada BD de autor, em que ao artista convidado é concedida quase total liberdade na interpretação do herói. Também este ano, é anunciado o fim de ALMANACCO DEL WEST, sendo substituído por TEX MAGAZINE, que incluirá uma história curta de 32 páginas e mais uma novidade: histórias de 78 páginas! Nos próximos anos, até a hipótese de crossovers ficcionais, entre Tex e Zagor e/ou Tex e Ken Parker, poderão ser uma realidade. Opção esta sempre rejeitada por Sergio Bonelli.


Obviamente que as mudanças são necessárias e sempre existiram no passado na série, mas nunca tão radicais como atualmente.
Na segunda metade da década de oitenta entraram, num curto intervalo de tempo, diversos desenhadores para a série: Fabio Civitelli 1985, Jesus Blasco e Claudio Villa 1986, Raffaele Della Monica e Alberto Giolitti 1989. Em 1988 foi lançado o ALBO SPECIALE, uma nova coleção de Tex, cuja intenção era apresentar apenas desenhadores convidados, sendo o primeiro Guido Buzzelli. Alguns deles, depois de aprovados nesta “prova de seleção”, passaram a integrar o staff oficial, como José Ortiz, Aldo Capitanio, Alfonso Font e Victor De La Fuente, só para referir alguns. Em 1991 é publicada em Itália a história “Oklahoma”, de autoria de Giancarlo Berardi, criador de Ken Parker, com desenhos de Guglielmo Letteri. Seis anos mais tarde, a SBE lança “Il cacciatore di fossili” como nº 2 de MAXI TEX, originando assim mais uma publicação anual, apresentando apenas histórias completas. ALMANACCO DEL WEST surge em 1994, “La ballata di Zeke Colter” conta com a arte de três desenhadores convidados, Renzo Calegari, Luigi Copello e Stefano Biglia.
PRANCHA DE TORRICELLI
Na segunda metade da década de noventa, na série mensal, as histórias passaram a ser fechadas em blocos de 110 páginas, sendo a maioria constituída por 2 ou 3 blocos. Esta alteração resolveu o problema de as histórias se iniciarem e concluírem em qualquer ponto da revista, como acontecera até altura. Em minha opinião, criou um mais grave, que ainda hoje perdura! O fim abrupto de algumas histórias ou o “esticar” de outras, com diversas pranchas desnecessárias, com o único fim de fechar o bloco de páginas. Em fóruns e blogues sobre o personagem é usual encontrar comentários de leitores a mostrarem o seu descontentamento, perante a maioria das histórias atuais, devido a estes aspetos.
Em 2007 houve uma pequena revolução no staff de desenhadores texianos, quando Guido Nolitta anunciou a entrada de quinze novos desenhadores, alguns deles, não é do conhecimento geral, se de facto ainda integram a equipa, como Marco Torricelli ou os irmãos Cestaro. 

Estas foram, talvez, as alterações mais significativas que ocorreram nas duas últimas décadas. Mas foram introduzidas bem desfasadas no tempo, permitindo  aos responsáveis avaliar as consequências de cada uma, antes de proceder à alteração seguinte.

Coloca-se então a questão: Porquê uma reforma tão profunda nas publicações e no staff texiano?
PRANCHA DE SERPIERE
Questionados sobre o assunto, os colecionadores portugueses, obtiveram-se respostas tão interessantes como contraditórias! Sobre a nova coleção de Tex, Mário Marques, um dos fundadores do blogue do Tex e colecionador há mais de trinta e cinco anos, considera-a como opção estratégica da SBE, para entrar em novos mercados: “...vejo-a como uma entrada notória no mercado francês, pois o formato é em todo igual e os autores são ali conhecidos. Depois de Serpieri prevê-se Mario Alberti e Giulio De Vitta, dois autores que trabalham habitualmente para o mercado francês...”. A expectativa criada em observar uma versão alternativa do personagem, por um desenhador consagrado em outros mercados, como Serpieri, pode de facto criar a oportunidade de entrada nesses mercados ou atrair outra gama de leitores, em mercados já existentes. Sejam cativados pelo desenhador ou pelo luxuoso álbum. No entanto, a grande maioria dos fãs de Tex são conservadores, que já ultrapassaram os quarenta anos, e poderão não ficar muito agradados com uma versão do personagem tão “distorcida” dos últimos modelos seguidos: Villa e Ticci! Olímpio Constâncio, colecionador de Tex há mais de 30 anos, alinha por esta forma de pensar: “...não vejo o nosso personagem Tex. Vejo um cowboy qualquer, de cabelos longos e traços faciais desconhecidos, que apenas se assemelha pela cor da camisa...”.

O COLOR TEX é claramente uma aposta ganha! O sucesso de COLLEZIONE STORICA A COLORI é a garantia! Já a introdução de histórias curtas, quer em COLOR TEX, quer em TEX MAGAZINE é mais difícil de gerar consensos. José Eduardo Monteiro, nascido em 1957, sobre as novas coleções de Tex: “...O equilíbrio entre histórias curtas e mais longas é positiva para a série e para os leitores, inclusive, para a introdução de leitores mais jovens, para quem muitas páginas é um obstáculo...”. Para o José estas alterações também são estratégicas! Considera, no entanto, que o objetivo é chegar às gerações mais jovens, segundo ele, cativando-as com a simplicidade dos textos. Já Olímpio, que aparentemente é mais tradicionalista, é totalmente contra: “...as histórias serem ricas em conteúdo, muito diferente da maioria, pelo que colocar toda essa riqueza e detalhe em histórias curtas seria impossível, e cortar o número de páginas é cortar substância às histórias...”.

PRANCHA DE BIGLIA
entrada massiva de desenhadores e argumentistas, que se perspetiva nos próximos anos, é outro dos aspetos que aparenta dividir os colecionadores, um pouco por todo o mundo. O Mário discorda do termo: “...Não há uma política de entrada massiva de desenhadores. Entram conforme os ditames do mercado. Se este pede cada vez mais produtos...”. O Sérgio Bispo, colecionador há quase três décadas, vê esta entrada como positiva, discordando apenas, da quantidade: “...vai fazer revitalizar o personagem dando novas perspetivas, mas sendo de opinião que o personagem deve ter um núcleo pequeno selecionado e perspicaz, tanto a nível de desenho como de argumento.”

O TEX DOS IRMÃOS CESTARO

Apesar da divergência de opiniões, certamente que a grande maioria concorda que, na atualidade, é impossível manter a quantidade e qualidade das publicações em banca com um lote tão restrito de autores, como foi feito no passado. Especialmente se forem desenhadores! Mas será necessária uma equipa tão vasta? Na minha opinião, existem duas grandes desvantagens de integrar, num período curto, um número tão elevado de desenhadores:
Os desenhadores precisam de tempo para se adaptarem ao género, isto se vierem de outro tipo de histórias, que não o western, mas também ao personagem. Ticci, por exemplo, só na terceira história que desenhou, “A cruz trágica 2”,  parece ter completado a integração, no universo texiano. Mais recentemente, os irmãos Cestaro, apenas com “Lo sceriffo indiano 3” vislumbramos “o verdadeiro Tex”, destes magníficos desenhadores. Curiosamente, também na terceira história por eles desenhada! Nas duas primeiras eram claramente visíveis as influências de Villa!  

PRANCHA DE TICCI
LO SCIAMANO BIANCO
Assim, para aqueles desenhadores que vão apenas desenhar uma ou duas histórias, por muita qualidade que tenham, provavelmente não visualizaremos as suas verdadeiras versões para o personagem, mas apenas uma cópia do modelo que resolverem adotar. A segunda grande desvantagem é que, com a enorme quantidade de desenhadores existentes, aqueles que são os nossos preferidos terão cada vez menos trabalhos publicados. Tomando como exemplo Civitelli e Ticci, dois que atualmente considero mais importantes para a série, pela qualidade, pelo tempo de dedicação e pelo número de trabalhos publicados: Fabio Civitelli esteve, praticamente, quatro anos sem ver uma história sua publicada, entre a conclusão de “La grande sete 4” Agosto de 2009 e o TEX ALBO SPECIALE Nº 27, em Junho de 2013. Quanto a Ticci, a última história publicada foi “Lo sciamano bianco 5”, em Agosto de 2013 em COLOR TEX Nº 3, e a próxima, da autoria de Pasquale Ruju, com título ainda desconhecido, nunca será publicada antes de Março de 2016.

PRANCHA DO TEXONE DE
MASSIMO CARNEVALE
Grande parte dos leitores, especialmente os mais jovens e os que acompanham a série há poucos anos, poderão considerar que estas mudanças são obrigatórias e que o personagem tem de se adaptar às novas gerações, ou que, simplesmente, tem de evoluir. Evolução implica passar de uma fase para a fase seguinte, mas não me parece que seja o que está a acontecer. Não se passou do preto e branco para o colorido, assim como, não se passou para as histórias curtas, abandonando as longas. Na prática, a SBE pretende ter um produto e uma variante, cativando assim todos os leitores, a quem é oferecido um personagem, apresentado de diversas formas, numa clara tentativa de “agradar a Gregos e Troianos”. Além do TEX e MAXI TEX, que se mantêm praticamente inalteráveis e continuam a respeitar os princípios que tornaram a série um sucesso, surgem novas coleções, que se juntam ao ALBO SPECIALE, como COLOR TEX, TEX MAGAZINE e TEX ROMANZI A FUMETTI, em coleções claramente divergentes desses princípios.

PRANCHA DE
ALESSANDRO NESPOLINO
Afinal quem será Tex no futuro próximo? Será que com todas estas alterações o personagem manterá a identidade? Será que bastará uma camisa amarela ou a vestimenta de Águia da Noite para a manter? Este aspeto parece preocupar o Mário, apesar de ser recetivo às alterações em curso: “...Qualquer evolução, sem desvirtuar a série, a sua essência e os seus códigos genéticos, é positiva.”. Também o Olímpio tem esta preocupação e consegue expressá-la, de uma forma bastante clara, através desta curiosa e interessante analogia: “...Tudo é bem vindo e assim alcança um público maior, fornecendo Tex para todos os gostos, mas mudar a receita original e manter o mesmo nome é que não. Não podemos substituir a maçã por pêssego numa tarte e continuar a chamar-lhe tarte de maçã.


Identidade não são apenas os traços fisionómicos, a cor da camisa ou o porte físico. Identidade também são as expressões utilizadas, o comportamento perante as diversas situações ou os princípios defendidos. Preservar a identidade, não somente de Tex, mas também dos seus “pards”, poderá ser o grande problema das alterações em curso. Especialmente da existência de uma equipa tão vasta de escritores e desenhadores, responsável pela produção das histórias! Solucionar este problema, poderá ser o catalisador que transforma estas mudanças em evolução. Consegui-lo-á a SBE?



LEGENDA: 
1 Originalmente publicada em 1972, escrita por Giovanni Luigi Bonelli e desenhada por Erio Nicolò. Publicada pela primeira vez no Brasil em 1980 e que ocupa quatro edições da coleção Tex, entre o número 107 e 110.
História de G. L. Bonelli, com a arte de G. Ticci, publicada pela primeira vez, no Brasil, nos números 50, 51 e 52 de TEX.
No Brasil intitulou-se: “O xerife índio”, publicada nos números 483 e 484, de Tex, em Janeiro e Fevereiro de 2010
Publicada no Brasil em Maio e Junho de 2010, na revista TEX 487 e 488, com os títulos: “A grande sede” e “Jogos de poder
No Brasil, “O xamã demoníaco” em TEX ESPECIAL COLORIDO Nº 3

HISTORIAS PUBLICADAS NOS ÚLTIMOS ANOS
2011
MÊS COLECÇÃO TITULO ARGUMENTO DESENHOS
JAN ALMANACCO DELL WEST 2011 La città del Male MAURO BOSELLI GIACOMO DANUBIO
JAN TEX 603 FACCIA DI CUOIO MAURO BOSELLI MARCO TORRICELLI
FEV TEX 604 ATTACCO ALLA DILIGENZA CLAUDIO NIZZI ROSSANO ROSSI
MAR TEX 605 ALTO TRADIMENTO CLAUDIO NIZZI ROSSANO ROSSI
ABR TEX 606 CACCIA INFERNALE MAURO BOSELLI YANNIS GINOSATIS
MAI TEX 607 LA VALLE DEGLI DEI MAURO BOSELLI YANNIS GINOSATIS
JUN TEX 608 NEL COVO DEL PROFETA MAURO BOSELLI YANNIS GINOSATIS
JUN TEX ALBO SPECIALE 25 VERSO L'OREGON GIANFRANCO MANFREDI CARLOS GOMEZ
JUL TEX 609 SEI DIVISE NELLA POLVERE GIANFRANCO MANFREDI GIOVANNI TICCI
AGO TEX 610 IL PASTO DEGLI AVVOLTOI GIANFRANCO MANFREDI GIOVANNI TICCI
AGO COLOR TEX 1 E VENNE IL GIORNO MAURO BOSELLI BRUNO BRINDISI
SET TEX 611 I TRAPPERS DI YELLOWSTONE MAURO BOSELLI ALESSANDRO PICCINELLI
OUT TEX 612 URAGANO DI PIOMBO MAURO BOSELLI ALESSANDRO PICCINELLI
OUT MAXI TEX 15 L'ora del massacro ANTONIO SEGURA JOSÉ ORTIZ
NOV TEX 613 LA TERRA DELLE PIETRE FUMANTI MAURO BOSELLI ALESSANDRO PICCINELLI/
LEOMACS
NOV TEX ALBO SPECIALE 26 LE IENE DI LAMONT CLAUDIO NIZZI ERNESTO GARCIA SEIJAS
DEZ TEX 614 I SABOTATORI MAURO BOSELLI LEOMACS
2012
MÊS COLECÇÃO TITULO ARGUMENTO DESENHOS
JAN ALMANACCO DELL WEST 2012 Il ciarlatano TITO FARACI GIACOMO DANUBIO
JAN TEX 615 CORSA VERSO L'ABISSO MAURO BOSELLI LEOMACS
FEV TEX 616 SOTTO SCORTA TITO FARACI RAUL&GIANLUCA CESTARO
MAR TEX 617 I VALOROSI DI FORT KEARNY TITO FARACI RAUL&GIANLUCA CESTARO
ABR TEX 618 GLI SCHIAVISTI MAURO BOSELLI ERNESTO GARCIA SEIJAS
MAI TEX 619 LE MINIERE DI CANAAN MAURO BOSELLI ERNESTO GARCIA SEIJAS
JUN TEX 620 NEL RIFUGIO DI ESPECTRO MAURO BOSELLI ERNESTO GARCIA SEIJAS
JUN TEX ALBO SPECIALE 27 LA CAVALCATA DEL MORTO MAURO BOSELLI FABIO CIVITELLI
JUL TEX 621 MEZZOSANGUE PASQUALE RUJU ALFONSO FONT
AGO TEX 622 LA RIVINCITA DI MAKUA PASQUALE RUJU ALFONSO FONT
AGO COLOR TEX 2 I BANDITI DELLE NEBBIE PASQUALE RUJU UGOLINO COSSU
SET TEX 623 BRACCATO! TITO FARACI PASQUALE DEL VECCHIO
OUT TEX 624 PARTITA TRUCCATA TITO FARACI PASQUALE DEL VECCHIO
OUT MAXI TEX 16 La legge di Starker TITO FARACI MIGUEL ANGEL REPETTO
NOV TEX 625 LE CATENE DELLA COLPA PASQUALE RUJU JOSÉ ORTIZ
DEZ TEX 626 TRA IL CIELO E L'INFERNO PASQUALE RUJU JOSÉ ORTIZ
2013
MÊS COLECÇÃO TITULO ARGUMENTO DESENHOS
JAN ALMANACCO DELL WEST 2013 La pista dei fuorilegge MAURO BOSELLI CARLOS GOMEZ
JAN TEX 627 SALT RIVER MAURO BOSELLI STEFANO ANDREUCCI
FEV TEX 628 UNA DONNA IN OSTAGGIO MAURO BOSELLI STEFANO ANDREUCCI
MAR TEX 629 L'INSEGUIMENTO TITO FARACI CORRADO MASTANTUONO
ABR TEX 630 LOTTA SENZA RESPIRO TITO FARACI CORRADO MASTANTUONO
MAI TEX 631 L'ORO DEI MONTI SAN JUAN CLAUDIO NIZZI LUCIO FILIPPUCCI
JUN TEX 632 I VOLONTARI DI HERMANN CLAUDIO NIZZI LUCIO FILIPPUCCI
JUN TEX ALBO SPECIALE 28 I PIONIERI MAURO BOSELLI ANDREA VENTURI
JUL TEX 633 TOMBSTONE EPITAPH MAURO BOSELLI GIANLUCA ACCIARINO
AGO TEX 634 I PROFESSIONISTI MAURO BOSELLI GIANLUCA ACCIARINO
AGO COLOR TEX 3 LO SCIAMANO BIANCO MAURO BOSELLI GIOVANNI TICCI
SET TEX 635 IL SEGRETO DEL GIUDICE BEAN MAURO BOSELLI PASQUALE FRISENDA
OUT TEX 636 TRAPPOLA A SAN ANTONIO MAURO BOSELLI PASQUALE FRISENDA
OUT MAXI TEX 17 Alaska! MAURO BOSELLI LITO FERNANDEZ
NOV TEX 637 EL SUPREMO MAURO BOSELLI MAURIZIO DOTTI
NOV COLOR TEX 4 L'uomo sbagliato
Un covo di belve
L'ultimo della lista
La valle sacra
TITO FARACI
PASQUQLE RUJU
GIANFRANCO MANFREDI
MAURO BOSELLI
Giampiero Casertano
Sandro Scascitelli
Stefano Biglia
Nicola Genzianella
DEZ TEX 638 TIRATORI SCELTI MAURO BOSELLI MAURIZIO DOTTI
2014
MÊS COLECÇÃO TITULO ARGUMENTO DESENHOS
JAN ALMANACCO DELL WEST 2014 I rapitori TITO FARACI ORESTES SUAREZ
JAN TEX 639 NEI BASSIFONDI DI SAN FRANCISCO MAURO BOSELLI MAURIZIO DOTTI
FEV TEX 640 L'ISOLA DELLA NEBBIA MAURO BOSELLI MAURIZIO DOTTI/
ALFONSO FONT
MAR TEX 641 GIOVANI ASSASSINI MAURO BOSELLI ALFONSO FONT
ABR TEX 642 APPUNTAMENTO CON LA VENDETTA MAURO BOSELLI ALFONSO FONT
MAI TEX 643 L'INDOMABILE MAURO BOSELLI JOSÉ ORTIZ
JUN TEX 644 FUGA DISPERATA MAURO BOSELLI JOSÉ ORTIZ
JUN TEX ALBO SPECIALE 29 LÒRDA DEL TRAMONTO PASQUALE RUJU CORRADO ROI
JUL TEX 645 FURIA COMANCHE PASQUALE RUJU ERNESTO GARCIA SEIJAS
AGO TEX 646 IL GUERRIERO IMMORTALE PASQUALE RUJU ERNESTO GARCIA SEIJAS
AGO COLOR TEX 5 DELTA QUEEN MAURO BOSELLI FABIO CIVITELLI
SET TEX 647 IL RICATTO DI SLADE TITO FARACI GIOVANNI BRUZZO
OUT TEX 648 SOTTO ASSEDIO TITO FARACI GIOVANNI BRUZZO
OUT MAXI TEX 18 LÀVANPOSTO DELL`INFAMIA PASQUALE RUJU ROBERTO DISO
NOV TEX 649 LA STIRPE DELL'ABISSO MAURO BOSELLI ALESSANDRO PICCINELLI
NOV COLOR TEX 6 Stelle di latta
Incontro a Tularosa
Nel buio
Randy il fortunato
MICHELE MEDDA
MORENO BURATTINI
MAURO BOSELLI
ROBERTO RECCHIONI
MICHELE BENEVENTO
GIUSEPPE CAMUNCOLI
LUCA ROSSI
ANDREA ACCARDI
DEZ TEX 650 I MISTERI DI VILLA DIAGO MAURO BOSELLI ALESSANDRO PICCINELLI
2015
MÊS COLECÇÃO TITULO ARGUMENTO DESENHOS
JAN ALMANACCO DELL WEST 2 Scure Nera PASQUALE RUJU SANDRO SCASCTELLI
JAN TEX 651 LUNA INSANGUINATA MAURO BOSELLI ALESSANDRO PICCINELLI/
CORRADO MASTANTUONO
FEV TEX ROMANZI A FUMETTI L`EROE E LA LEGGENDA PAOLO E. SERPIERI PAOLO E. SERPIERI
FEV TEX 652 CHARVEZ IL CRUDELE MAURO BOSELLI CORRADO MASTANTUONO
MAR TEX 653 FETICCI DI MORTE MAURO BOSELLI CORRADO MASTANTUONO
ABR TEX 654 ORO NEGRO GIANFRANCO MANFREDI LEOMACS
MAI TEX 655 INFERNO A OIL SPRINGS GIANFRANCO MANFREDI LEOMACS
JUN TEX 656  NODO SCORSOIO  TITO FARACI ROSSANO ROSSI

2015 HISTÓRIAS A PUBLICAR - PREVISÃO
MÊS COLECÇÃO TITULO ARGUMENTO DESENHOS
JUN TEX ALBO SPECIALE 30 TEMPESTA SU GALVESTON PASQUALE RUJU MASSIMO ROTUNDO
JUL TEX 657 NODO SCORSOIO TITO FARACI ROSSANO ROSSI
AGO TEX 658 TUONO SU WINNIPEG MAURO BOSELLI ALFONSO FONT
AGO COLOR TEX 7 ORE DI PIOMBO ROBERTO RECCHIONI PASQUALE DEL VECCHIO
SET TEX 659 TUONO SU WINNIPEG MAURO BOSELLI ALFONSO FONT
OUT TEX 660 TUONO SU WINNIPEG MAURO BOSELLI ALFONSO FONT
OUT MAXI TEX 19 1) IL PREZZO DELL ODIO
2) DESCONHECIDO
1) TITO FARACI
2) TITO FARACI
1) JOSÉ ORTIZ
2) UGOLINO COSSU
NOV TEX 661 I RAZZIATORI TITO FARACI MAURIZIO DOTTI
NOV COLOR TEX 8 A) 1) DESCONHECIDO
2) DESCONHECIDO
3) DESCONHECIDO
4] DESCONHECIDO
5) DESCONHECIDO
1) MAURO BOSELLI
2) MAURO BOSELLI
3) PASQUALE RUJU
4) LUIGI MIGNACCO
5) GIGI SIMEONI
1) GIUSEPPE FRANZELLA
2) ENRICO BERTOZZI
3) SERGIO TISSELLI
4) LUCA VANNINI
5) GIGI SIMEONI
DEZ TEX 662 I RAZZIATORI TITO FARACI MAURIZIO DOTTI
A) UMA DAS CINCO HISTÓRIAS SERÁ PUBLICADA EM OUTRO NUMERO
2016
MÊS COLECÇÃO TITULO ARGUMENTO DESENHOS
JAN TEX 663 TIRO INCROCIATO TITO FARACI ALESSANDRO NESPOLINO
JAN A DEFINIR DESCONHECIDO TITO FARACI YANNIS GINOSATIS
FEV TEX 664 TIRO INCROCIATO TITO FARACI ALESSANDRO NESPOLINO
MAR TEX 665 A) DESCONHECIDO PASQUALE RUJU GIOVANNI TICCI
ABR TEX 666 A) BAD HAND MAURO BOSELLI STEFANO BIGLIA
MAI TEX 667 A) BAD HAND MAURO BOSELLI STEFANO BIGLIA
JUN TEX 668 A) LA LEGGE DEI FORRESTER PASQUALE RUJU LUCIO FILIPPUCCI
JUN TEX ALBO SPECIALE 30 DESCONHECIDO MAURO BOSELLI CLAUDIO CARNEVALE
JUL TEX 669 OCTOPUS GIANFRANCO MANFREDI ERNESTO GARCIA SEIJAS
AGO TEX 670 OCTOPUS GIANFRANCO MANFREDI ERNESTO GARCIA SEIJAS
AGO COLOR TEX 9 DESCONHECIDO DESCONHECIDO DESCONHECIDO
SET TEX 671 DESCONHECIDO TITO FARACI GIANLUCA ACCIARINO
OUT TEX 672 DESCONHECIDO TITO FARACI GIANLUCA ACCIARINO
OUT MAXI TEX 20 1) DESCONHECIDO
2) BATTLE BRIDGE !CA ᴀ< <1) TETON PASS
2) CHUPACABR
1) MAURO BOSELLI
2) PASQUALE RUJU
1) GIACOMO DANUBIO
2) UGOLINO COSSU
NOV TEX 673 YAMA MAURO BOSELLI FABIO CIVITELLI
NOV COLOR TEX 10 1) TETON PASS
2) CHUPACABRAS
3) DESCONHECIDO
4] DESCONHECIDO

FONTES: 
Respostas de colecionadores portugueses a um questionário sobre as alterações em curso nas publicações e no staff texiano. 

PS: Texto publicado na revista Clube Tex Portugal Nº 2 em Junho de 2015


Sem comentários:

Enviar um comentário